Portugal

dos estatutos

Albergue Sta Casa da Misericórdia
Albergue Dois Caminhos
Casa de Hóspedes Ribatejana
Pousada de Juventude Parque das Nações
Hospitalidade no Caminho de Santiago
Albergue em Alpriate

Órgãos Associativos

Eleitos em Assembleia Geral de 23 de Março de 2019

Mesa da Assembleia Geral:

Luis Manuel Marques Ferreira
 Cristina Vidal e Nascimento Bravo
⋅ João Carlos Campos Rola

Direcção:

José Luis Domingos Reis Sanches
Ana Maria Fraústo Diogo Correia Paiva Morão
⋅ Maria Filomena de Bastos Teixeira Cardigos

Conselho Fiscal:

Alexandre Valentim Fernandes
Lídia Maria Antunes Mendes Pimenta
⋅ Carla Patrícia Serrano Rodrigues Sousa

O que fazemos

Uma peregrinação a Santiago é um momento de reflexão, uma experiência simultaneamente física e espiritual em busca da paz interior. As nossas actividades/acções pretendem apoiar o Peregrino ao longo do Caminho, para que este possa tirar o melhor proveito do percurso. Por isso actuamos no sentido de organizar, consolidar e facilitar a caminhada do Peregrino.
  • Ajudamos os peregrinos em todas as etapas do seu Caminho, desde a preparação a toda a logística que envolve uma peregrinação.
  • Damos informações e esclarecemos dúvidas, transmitimos informações tão básicas e preciosas como o tipo de calçado, que mochila levar ou onde dormir.
  • Contribuímos na manutenção e divulgação do Caminho Português a Santiago, nomeadamente actuando na recuperação de trilhos e sinalética, sensibilização de entidades institucionais e população e na divulgação de percursos menos conhecidos.
  • Promovemos a partilha e intercâmbio de ideias, experiências e conhecimentos com outras Associações, Autarquias, Regiões de Turismo e outras entidades públicas e privadas, no sentido de elevar e dignificar os Caminhos Portugueses que levam a Santiago de Compostela.
  • Contribuimos para a promoção do património Histórico, Cultural e Natural de Portugal, através das informações que disponibilizamos aos Peregrinos relativamente aos pontos de interesse que estes podem ter acesso ao longo do percurso.

QUEREMOS FAZER MAIS:
  • Incentivar e ajudar no desenvolvimento de projectos de hospitalidade no Caminho, bem como de todas as iniciativas de apoio ao Peregrino.
  • Apoiar o desenvolvimento e implementação de programas de intercâmbio entre regiões situadas ao longo dos Caminhos Portugueses e que valorizem os aspectos culturais, históricos, paisagísticos e de fraternidade.
  • Continuar o trabalho de identificação e manutenção do Caminho Português de Santiago.
  • Sensibilizar cada vez mais pessoas para o espírito da Peregrinação Jacobeia. A reflexão do nosso ‘eu’ onde a simplicidade é sinónimo de belo, através dos valores de partilha, tolerância e respeito pelo outro.