A Associação

OS NOSSOS OBJECTIVOS
dos estatutos

A associação tem como fins:

1 – Defender e transmitir o espírito da Peregrinação Jacobeia, nas suas componentes histórica, cultural e prática.
2 – Informar e apoiar o Peregrino Jacobeu.
3 – Promover e desenvolver a hospitalidade no Caminho.
4 – Incentivar a salvaguarda e a valorização do Caminho Português a Santiago e o Património a ele associado, promovendo o seu estudo e investigação e outras iniciativas que visem a sua divulgação.
5 – Promover a sinalização e manutenção dos Caminhos Portugueses a Santiago.
6 – Colaborar com instituições nacionais e internacionais em todas as actividades e decisões que contribuam para a defesa, conservação e salvaguarda do Património Jacobeu.
7 – Contribuir para agrupar associações e organismos interessados na promoção da peregrinação jacobeia com vista a assegurar a sua representatividade e a sua coordenação, nacional e internacional.

ÓRGÃOS ASSOCIATIVOS
Eleitos em Assembleia Geral de 23 de Março de 2019

Mesa da Assembleia Geral:

– Luis Manuel Marques Ferreira
– Cristina Vidal e Nascimento Bravo
– João Carlos Campos Rola

Direcção:

– José Luis Domingos Reis Sanches
– Ana Maria Fraústo Diogo Correia Paiva Morão
– Maria Filomena de Bastos Teixeira Cardigos

Conselho Fiscal:

– Alexandre Valentim Fernandes
– Lídia Maria Antunes Mendes Pimenta
– Carla Patrícia Serrano Rodrigues Sousa

Junta-te a nós!

Associa-te! Basta preencher o formulário.
Joia de adesão = de 10€ // Quotização = 20€ por ano

O QUE FAZEMOS

Uma peregrinação a Santiago é um momento de reflexão, uma experiência simultaneamente física e espiritual em busca da paz interior. As nossas actividades/acções pretendem apoiar o Peregrino ao longo do Caminho, para que este possa tirar o melhor proveito do percurso. Por isso actuamos no sentido de organizar, consolidar e facilitar a caminhada do Peregrino.

  • Ajudamos os peregrinos em todas as etapas do seu Caminho, desde a preparação a toda a logística que envolve uma peregrinação.
  • Damos informações e esclarecemos dúvidas, transmitimos informações tão básicas e preciosas como o tipo de calçado, que mochila levar ou onde dormir.
  • Contribuímos na manutenção e divulgação do Caminho Português a Santiago, nomeadamente actuando na recuperação de trilhos e sinalética, sensibilização de entidades institucionais e população e na divulgação de percursos menos conhecidos.
  • Promovemos a partilha e intercâmbio de ideias, experiências e conhecimentos com outras Associações, Autarquias, Regiões de Turismo e outras entidades públicas e privadas, no sentido de elevar e dignificar os Caminhos Portugueses que levam a Santiago de Compostela.
  • Contribuimos para a promoção do património Histórico, Cultural e Natural de Portugal, através das informações que disponibilizamos aos Peregrinos relativamente aos pontos de interesse que estes podem ter acesso ao longo do percurso.


QUEREMOS FAZER MAIS:

  • Incentivar e ajudar no desenvolvimento de projectos de hospitalidade no Caminho, bem como de todas as iniciativas de apoio ao Peregrino.
  • Apoiar o desenvolvimento e implementação de programas de intercâmbio entre regiões situadas ao longo dos Caminhos Portugueses e que valorizem os aspectos culturais, históricos, paisagísticos e de fraternidade.
  • Continuar o trabalho de identificação e manutenção do Caminho Português de Santiago.
  • Sensibilizar cada vez mais pessoas para o espírito da Peregrinação Jacobeia. A reflexão do nosso ‘eu’ onde a simplicidade é sinónimo de belo, através dos valores de partilha, tolerância e respeito pelo outro.